Não foi apenas um jogo, foi especial. O clássico regional contra Giruá, no sábado, 22 de abril, pela quinta rodada da Taça Farroupilha/Região Noroeste, foi marcado por muita emoção. Primeiro, o placar de 7×4 para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker confirmou a liderança do Grupo B com uma rodada de antecedência para o Cerro.
Além do grande resultado, o clássico contra Giruá foi o último jogo do fixo e artilheiro do Cerro Largo, Thauan, antes de se encaminhar para a cirurgia onde vai retirar dois tumores. Sua participação no jogo teve a devida autorização médica e proporcionou a Thauan essa última experiência junto com a torcida antes da cirurgia.
Classificação
Restando uma rodada para o final da fase classificatória, o Cerro Largo Futsal tem 13 pontos e é líder, seguido pelo Giruá, que tem 7 pontos. Fora da zona de classificação, o Santa Rosa tem 5 pontos e o Horizontina (sem chances de classificação) tem 3 pontos. Na última rodada, o Cerro joga fora de casa contra o Horizontina, enquanto Giruá e Santa Rosa decidem a segunda vaga em partida que ocorre em Giruá.
O jogo
O Cerro Largo começou a partida com Jacky no gol e Rogério Paulista, Enzo, Peixoto e Rafinha. Com muita iniciativa, o time da casa pressionou bastante e, aos 2min13seg, em pressão na saída de bola na quadra de defesa do Giruá, Peixoto chegou para finalizar, mas pra fora. O Cerro ainda colocou duas bolas no travessão nos minutos iniciais, primeiro com Rafinha, após passe de Enzo, e depois com Denilson, que recebeu direto de cobrança lateral.
A primeira grande chance do Giruá veio aos 11min. Pablo recebeu próximo do meio da quadra e tocou pra frente, ganhando de dois marcadores e clareando o chute, que veio forte, de média distância, mas Jacky espalmou pra fora. Logo depois desse susto, o Cerro abriu o placar. Jacky, adiantado, deu o passe na ala para Thauan, que tocou para a área e Rafinha completou: 1×0.
Restando cerca de 7min para o final do primeiro tempo, o jogador Pablo, do Giruá, teve que deixar a quadra após disputa de bola com Peixoto. Quando Peixoto bloqueou o chute de Pablo, a bola acabou prensada e o atleta do Giruá levou a pior. A partida teve que ser paralisada para que o atleta pudesse ser levado ao Hospital e retornou assim que a ambulância voltou ao ginásio.
No retorno do jogo, os gols começaram a sair e ditaram o ritmo até o intervalo. Primeiro o Cerro marcou mais um. Novamente em pressão na saída de bola do adversário, Peixoto conseguiu a roubada e Enzo deu continuidade, tirando do goleiro para fazer o 2×0, com 14min44seg jogados. Dessa vez o Giruá respondeu bem e, segundos depois, no bom passe de Grillo, Bruno P 10 ficou em boa condição para chutar da entrada da área e descontar.
Buscando o empate ainda antes do intervalo, o técnico Canca colocou goleiro linha, mas foi o Cerro que aproveitou para fazer o terceiro, com chute de Jacky, da sua área direto para o gol, restando 4min para o intervalo. Insistindo no goleiro linha, o Giruá voltou a encostar no marcador com João Dutra. Ele recebeu passe na ala direita e chutou direto, uma bomba certeira de longa distância: 3×2, restando 3min.
Com um ritmo frenético, o Cerro chegou a mais um gol, e foi dele, do artilheiro Thauan. Último homem de linha do Giruá, o pivô Jaime perdeu a bola para o fixo do Cerro Largo, que avançou de frente para o goleiro e tocou rasteiro no canto direito do goleiro Gabriel: 4×2 no marcador!
Jogando muito até os últimos segundos da etapa inicial, Thauan protagonizou mais um belo lance, que resultou no quinto gol do Cerro. Da quadra de defesa, ele “chapelou” o adversário, avançou até a quadra de ataque e serviu Giorgi Lucas, que dominou livre de marcação e, da marca do pênalti, chutou para deixar o seu, restando apenas 28 segundos para o fechamento desse grande primeiro tempo!
Segundo tempo
Assim que teve a posse da bola no segundo tempo, o Giruá Futsal partiu para a jogada com goleiro linha. Com isso, ficou difícil ter a bola no pé. Aos 4min52seg, João Dutra chutou forte da ala e Jacky defendeu praticamente em cima da linha, espalmando para o alto uma bomba que tinha tudo para ser mais um gol de Giruá.
Aos 10min55seg o Cerro teve Peixoto expulso. Ele já havia levado cartão amarelo no primeiro tempo e acabou amarelado novamente em lance onde o árbitro deu lateral para o Giruá e o atleta do Cerro colocou a bola pra fora da quadra, longe do local da cobrança. O Giruá conseguiu descontar aos 12min29seg, novamente com Bruno P 10. Restando 6min, outro bom chute de João Dutra, contando ainda com desvio na trajetória, mas Jacky fez outra grande defesa.
Seguindo com goleiro linha, o Giruá vacilou no lançamento para a quadra do Cerro. Rogério Paulista interceptou o lançamento com toque de primeira e serviu Pierre, que deu mais um toque de primeira, encobrindo o goleiro linha e marcando um belo gol, seu primeiro com a camisa do Cerro, aos 14min43seg! Na sequência o Cerro Largo cometeu a quinta falta, porém, em mais uma jogada errada dos visitantes com goleiro linha, Giorgi serviu Thauan, que avançou e chutou para marcar o sétimo gol do Cerro, aos 15min27seg: 7×3.
Restando 1min47seg, o Giruá conseguiu descontar mais uma vez, em cobrança de tiro livre. João Dutra foi o autor do gol. O Cerro tentou segurar, mas acabou cometendo mais uma falta e, faltando 28 segundos, mais um tiro livre para Giruá, mas, dessa vez, Jacky defendeu a cobrança de Bruno P 10. Placar final: 7×4.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker