O objetivo foi conquistado. Com uma vitória de 3×1 sobre o BR Futsal de Pelotas, na noite de sábado (10/12) em Cerro Largo, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker levou a melhor no Duelo do Acesso do Gauchão Série C. Foram duas vitórias, uma fora (2×1) e outra em casa, fazendo com que o Leão Missioneiro ficasse com a terceira vaga direta para o Gauchão Série B 2023.
Foi o último jogo do ano. Agora a diretoria do Cerro dá andamento no trabalho para montar o time que, em 2023, representará novamente a cidade de Cerro Largo no cenário estadual, desta vez na segunda divisão do futsal. O Cerro Largo já esteve lá uma vez, no ano de 2020, porém, devido à pandemia, cessou atividades em março daquele ano, retornando somente neste ano de 2022, justamente para buscar o acesso novamente.
O jogo
Mesmo com a vitória no primeiro jogo fora de casa, o Cerro Largo não esperava vida fácil nesta segunda partida. O quarteto inicial do time da casa foi formado por Airton, Thauan, Andrey e Timoteo. O Cerro queria a vitória para garantir de vez o acesso, enquanto os visitantes precisavam do resultado positivo para forçar a prorrogação. Isso fez com que o jogo fosse disputado em um ritmo forte desde o início, com ambos sendo ofensivos.
Com 3min20seg, o BR conseguiu contra-ataque após desarme e Giorgi Lucas carregou próximo da marca do tiro livre, saiu da marcação e mandou uma bomba. Jacky faz a grande defesa do jogo até aquele momento, salvando o Cerro Largo. Aos 4min52seg foi a vez do Cerro Largo assustar o adversário: Timoteo protegeu a bola e passou para Gustavo, que finalizou bem, mas o goleiro Carlos Junior teve reação rápida e defendeu.
Apesar de sofrer pressão dos donos da casa, com 9min15seg o BR levou perigo ao gol do Cerro mais uma vez. Após frustrar uma jogada ensaiada, o time visitante partiu para o contra golpe e, no cruzamento, Luiz recebeu quase encima da linha do gol, mas quando ia concluir, Jacky tirou a bola dos seus pés. Logo depois Jacky fez outra defesa, só que agora em cobrança de falta. Mais uma vez Giorgi Lucas, bom finalizador, chutou direto de média distância e o goleiro do Cerro praticou a defesa.
Sem desistir da pressão, o Cerro Largo chegou ao primeiro gol aos 11min50seg. Em cobrança de lateral, Thauan mandou pra área e Andrey escorou para abrir o placar no Roque Nedel! O Cerro conseguiu trabalhar bem com a vantagem na sequência e chegou ao segundo gol com Airton. Em jogada ensaiada, Airton cobrou lateral curto e recebeu de volta de Thauan, invadindo a quadra adversária pelo meio e chutando forte de canhota. A bola foi morrer na gaveta do goleiro Carlos Junior, restando 58 segundos para o final do primeiro tempo.
O primeiro tempo do Cerro Largo só não foi perfeito porque, faltando 14 segundos, a arbitragem assinalou pênalti em favor do BR. Na oportunidade, o BR infiltrou bola na área do Cerro Largo e Jacky disputou com o jogador Nolasco, que estava de costas para o goleiro, momento onde foi marcada falta. O jovem Ronald entrou para tentar pegar a cobrança de Giorgi Lucas, mas o atleta do BR foi mais feliz e descontou: 2×1 no final da primeira etapa.
Segundo tempo
O Cerro voltou para a partida com Jacky, Thauan, Gustavo, Andrey e Timoteo em quadra. O BR precisava de dois gols para levar o jogo para a prorrogação. Aos 4min08seg, Renan, pela esquerda, carregou pelo meio e chutou fraco. Jacky estava com a visão encoberta pelos marcadores e a bola passou e bateu na trave.
Com 5min8seg, em cobrança de escanteio, Enzo atravessou bola pela defesa do BR e Gui, esperando no segundo pau, quase completou de cabeça para as redes. Mais inteiro na partida, o Cerro Largo passou a dominar as iniciativas, dando poucas chances para o ataque do time visitante e muito trabalho para o goleiro Carlos Junior. Essa superioridade se converteu em gol aos 11min56seg. Em rápida reposição de Jacky, Thauan recebeu na ala direita e tocou para Enzo, na outra ala, que bateu rasteiro na saída de Carlos: 3×1.
Restando 8min04seg para o final do jogo, o time pelotense passou a utilizar goleiro linha para tirar a ofensividade do Cerro Largo e aumentar suas chances de chegar ao gol, até porque agora precisava marcar mais três vezes para se manter vivo na briga pelo acesso. Diante do seu torcedor, o Cerro Largo Futsal atuou muito bem nos minutos finais e levou o resultado de 3×1 até o fim, conquistando o grande objetivo do ano!
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker