Uma noite infeliz para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker. Assim foi a jornada do Leão Missioneiro na terça-feira, 26 de setembro, em Frederico Westphalen, pelo jogo da volta das quartas de final da Copa dos Pampas. O Cerro Largo perdeu por 6×0 e acabou eliminado da competição.
O resultado se soma à derrota sofrida no jogo de ida, por 2×0, em Cerro Largo. Com isso, pelo segundo ano consecutivo, o Cerro Largo acaba deixando a Copa dos Pampas na fase de quartas de final, como em 2022, quando foi eliminado pelo Horizontina.
O jogo
O técnico Rodrigo Ferreti começou com Black no gol, mais Thauan, Matheus, Peixoto e André Maluko. O time visitante começou marcando em cima e construindo oportunidades no início da partida. Com 1min14seg, Peixoto cruzou e André Maluko quase guardou no segundo pau. Aos 2min57seg, Douglas infiltrou para o pivô Vitão, dentro da área do Cerro, mas Black acompanhou e tirou com a mão a bola dos pés do pivô.
Logo após sua primeira defesa, Black agiu novamente para evitar o gol de Joãozinho, que recebeu de Vitão na ala direita e mandou chute forte cruzado, para uma grande defesa do goleiro do Cerro. O Guarani foi tomando conta do jogo, conseguindo se impor como mandante, mas nada de gol para ambas as equipes, que faziam um jogo de igual para igual.
Restando 9min para o final do primeiro tempo, Matheus recebe bola de lateral e pega de primeira, mandando rumo ao gol. O goleiro do Guarani, Léo, e Deivid Brazeiro vão na bola ao mesmo tempo e ela sobe, batendo no travessão!
O jogo se arrastou até o último minuto do primeiro tempo com o placar em 0x0, até que o time da casa abriu o marcador em um lance individual. Douglas carregou da ala esquerda pelo meio. A marcação tentou tirar, mas ninguém conseguiu para o jogador do Guarani, que ainda conseguiu arrematar rasteiro, na dividida com o marcador, pegando o goleiro Black no contrapé: 1×0, restando 29 segundos para o intervalo.
Segundo tempo
O Cerro iniciou a segunda metade da disputa com disposição para buscar o empate e as coisas até estavam bem nos minutos iniciais, porém, aos 4min, Ian marcou o segundo do Guarani. Em lançamento longo, ele dominou na ala esquerda e chutou rasteiro na saída de Black.
O jogo ficou mais corrido, agora que o Cerro Largo precisava de três gols para forçar a prorrogação. Pressionando a saída de bola, já na metade do segundo tempo, o Cerro provocou erro do Guarani e Enzo conseguiu interceptar a bola na área do time da casa, chutando de primeira para o gol, mas Léo fez grande defesa, à queima roupa.
A partida, que não estava favorável, começou a desandar de vez aos 10min33seg. Em cobrança de falta, a bola bateu no braço de Zé Marques, mas o lance não foi marcado como faltoso pela arbitragem, que considerou que a bola bateu em uma altura próxima ao ombro. Na sequência, o Guarani encaixou contra-ataque e, quando Thauan foi cortar o cruzamento, acabou desviando exatamente para o canto do gol, uma amostra de que realmente não era a noite do Cerro.
Restando 6min, com o jogo já controlado pelo Guarani, Vitão dominou no pivô e mandou uma bomba de média distância, para grande defesa de Black. Porém, restando 4min31seg, Vitão recebeu de lateral e, no mesmo movimento, dessa vez ele levou mais para o lado e finalizou certeiro para o gol: 4×0.
Nos minutos finais o Cerro voltou com Giorgi Lucas como goleiro linha, mas a mudança não teve o efeito esperado e o time da casa fechou sua grande vitória com mais dois gols. Em lance onde o Guarani recuperou a posse de bola e subiu para o ataque, Douglas cruzou e a bola bateu em Zé Marques e entrou, faltando 2min43seg. Restando 33seg para o final da partida, Ceccatto decretou o placar final em cobrança de tiro livre: 6×0.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker