O “Duelo do Acesso”, pela terceira vaga no Gauchão de Futsal Série B 2023, teve início no sábado, 03 de dezembro, em Pelotas. Jogando fora de casa, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker venceu o BR Futsal por 2×1 e conquistou a vantagem para o jogo da volta, que será disputado em seus domínios.
Para conquistar de vez o acesso, o Cerro Largo Futsal depende de apenas um empate no jogo da volta, marcado para iniciar às 20h do sábado, 10 de dezembro. Se fizer o dever de casa, o Cerro estará no Gauchão Série B em 2023. Enquanto isso, com suas vagas já asseguradas para a segunda divisão, Entre-Ijuís e AAGF de Agudo, campeões das conferências Oeste e Leste, fizeram a primeira partida da final geral da Série C no mesmo sábado, com vitória da AAGF fora de casa por 6×2.
O jogo
Viajando um dia antes para a distante cidade de Pelotas, o elenco do Cerro veio desfalcado do goleiro Léo Abreu, fixo Silvinho e pivô Silas, que não puderam acompanhar a delegação devido a compromissos particulares. Além destes, o pivô Yago era outro desfalque, mas este por motivo de uma grave lesão, que o tirou de ação pelos próximos meses.
O time visitante começou com Jacky no gol e quarteto com Thauan, Andrey, Peixoto e Timoteo. Na quadra grande (40×20) do ótimo ginásio do SESI em Pelotas, quem começou finalizando a gol foi o time da casa. Com 1min54seg, Giorgi Lucas, após uma rápida roubada de bola do BR, avançou pelo meio e chutou forte. O Cerro contou com o bom posicionamento de Jacky para fazer a defesa. Em mais uma boa chegada do BR, Vinicius infiltrou bola na área e Renan conseguiu desviar, mas Jacky acompanhou o lance e tirou pra fora com o pé.
Passados pouco mais de 5min de jogo, o técnico Igor Poffo começou a trocar as peças em quadra, promovendo o ingresso de Airton, Gui, Deivid e Enzo. O BR seguia mais ofensivo e teve nova chance com mais um chute de Giorgi Lucas, que bateu bem após bola levantada da lateral oposta. Ele pegou de primeira, mas Jacky fez mais uma grande defesa. Em jogada com Jacky adiantado, Gui recebeu o passe e conseguiu finalizar a gol, mas o goleiro Carlos saiu bem para defender.
O Cerro começou a ter mais oportunidades. Em passe de Airton, Enzo saiu da marcação e chutou para o gol, com Carlos tirando a bola com o ombro. Aos 9min17seg, o BR abriu o placar do jogo, e com direito a pênalti pedido pela equipe visitante. Em contra-ataque, Enzo finalizou e jogador do BR caiu sobre a bola, com as mãos fazendo o apoio, momento em que os jogadores do Cerro reclamaram o toque. O árbitro não assinalou e, em novo contra-ataque, o goleiro lançou Sérgio, que carregou tirando da marcação e chutou no canto de Jacky.
A resposta do Cerro foi rápida e o gol de empate saiu com 11min32seg: da metade da quadra, Airton achou um ótimo passe para Enzo, que dominou de frente para o goleiro e chutou forte, sem chances para o adversário, empatando o jogo. Após o gol de empate o jogo seguiu equilibrado, mas os donos da casa não conseguiram mais oportunidades tão boas como aquelas do início.
Foi em um erro de recuo de bola para o goleiro que o Cerro marcou o gol da virada. Thauan acompanhou o lance e, no momento do passe, que foi muito curto, Thauan se adiantou, tirou o goleiro da jogada e, no pequeno espaço entre o goleiro e a trave, tocou para o fundo das redes, restando 4min31seg para o final do primeiro tempo: 2×1! O Cerro controlou bem o jogo nos minutos restantes e foi para o intervalo com a vantagem.
Segundo tempo
A segunda metade do jogo teve poucas finalizações em seus minutos iniciais, com as equipes em quadra procurando fazer jogadas ensaiadas e estudando a movimentação do adversário. A primeira finalização do Cerro Largo com perigo ao gol adversário veio com Gui, aos 8min18seg. Gustavo recuperou a bola na quadra de defesa, passou para Enzo e Gui recebeu em condições de finalizar, mas o goleiro Carlos se jogou na frente para defender.
Buscando o empate, o time do BR teve uma boa oportunidade na sequência, chegando na metade do segundo tempo. Pela ala direita, Pedro passou pela marcação e chutou forte. A bola bateu no travessão. Logo em seguida, na bola rebatida da área do BR, Thauan chegou em velocidade e, quase do meio da quadra, mandou uma bomba, para defesa de Carlos.
Restando 5min56seg, o BR Futsal passou para a estratégia de goleiro linha. Na primeira tentativa dos donos da casa nesta formação, Thauan quase conseguiu fazer o gol, interceptando o passe do adversário. Os minutos que se seguiram foram de muita pressão do BR, inclusive com pedido de toque de mão na bola de jogador do Cerro Largo. Porém, assim como não assinalou nada em lance parecido no primeiro tempo, a arbitragem não marcou e o Cerro foi conquistando, pouco a pouco, a importante vitória fora de casa por 2×1.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker