Restando apenas três jogos para o final da primeira fase do Gauchão Série C, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker conquistou a vitória em Catuípe no sábado, 20 de agosto. Vencendo seu adversário por 5×2, o Leão Missioneiro segue com ótimo aproveitamento e com chances de terminar essa fase classificatória na liderança do Grupo A.
Agora com dois jogos para o final desta fase, o Cerro, que é 2º colocado no grupo, tem gols marcados e saldo superiores aos da líder AEF de Entre-Ijuís, mas tem um gol sofrido a mais (17/18) e esse é o critério que se sobrepõe aos demais. No próximo sábado (27) o Cerro Largo joga em casa, contra a AMF de Maçambará.
O jogo
Com os iniciantes habituais (Jacky no gol e Thauan, Enzo, Peixoto e Deivid), o Cerro Largo começou tocando bastante a bola de pé em pé e teve a primeira finalização do jogo, com chute de Thauan, defendido pelo goleiro Cleberson, com pouco mais de 1 minuto. Com 3min48seg, Enzo aproveitou a saída errada do adversário para ficar com a bola e tocou para Peixoto, que finalizou, mas Cleberson se colocou na frente na hora certa, salvando mais uma vez seu time.
Ainda habitando a metade da quadra do adversário, o Cerro Largo chegou ao primeiro gol com 3min43seg. Da lateral, Peixoto passou para Thauan. Como o CMD Catuípe marcava muito atrás, Thauan estava sem marcação e achou espaço para chutar forte e abrir o placar. Em seguida o técnico Igor Poffo trocou o quarteto, com a entrada de Gustavo, Airton, Timoteo e Gui Santos. Com pouco tempo em quadra, Gustavo adentrou a área e chamou a marcação com ele, achando ainda espaço para chutar a gol, com defesa do goleiro.
Com o decorrer da partida, a pequena diferença no placar foi deixando o jogo mais nervoso. Com 8min restantes para o final do primeiro tempo, em cobrança de falta para o CMD Catuípe, o Cerro Largo falhou na marcação e Jeferson recebeu lançamento, matando no peito de costas para Jacky. O jogador de Catuípe teve tempo para girar e chutar, mas, para sorte do Cerro, o chute saiu fraco e Jacky conseguiu evitar o gol na grande oportunidade dos donos da casa no primeiro tempo.
O segundo gol dos visitantes saiu quando faltavam 4min56seg. Jacky tocou para Peixoto, que avançou pela ala direita, do jeito que ele gosta, e fuzilou de perna esquerda a meta adversária, sem tempo de reação para o goleiro: 2×0. Os visitantes ainda tiveram mais chances de gol na sequência. Em cobrança de falta, Cleberson defendeu chute de Peixoto. Pouco depois, o goleiro agiu mais uma vez na finalização de Yago, que girou para se livrar da marcação e finalizou.
Restando 3min29seg, para o final da primeira etapa o Cerro Largo deu números finais ao escore do primeiro tempo de jogo. Em rápida recuperação da posse de bola, Gui Santos tocou de cabeça para Yago, que passou para Airton Negão fazer um rápido arremate de perna esquerda no canto do gol de Cleberson.
Segundo tempo
O Cerro Largo voltou para a etapa complementar com o mesmo quarteto, mas com Léo Abreu no lugar de Jacky no gol. O goleiro visitante teve que trabalhar no primeiro minuto. Em uma roubada de bola, Catuípe ligou o contra-ataque e Dirson chegou a finalizar, mas a bola ficou com o goleiro do Cerro. Infelizmente para o Cerro o CMD Catuípe chegou ao primeiro gol. Em recuo para o goleiro, a arbitragem marcou infração e, na cobrança na entrada da área, bola rolada para Vinicius, que marcou aos 3min.
O gol animou o time da casa e também sua torcida. Na saída de bola do Cerro Largo, os donos da casa conseguiram a roubada e partiram no contra-ataque, com Léo chegando junto do atacante para tirar a bola e evitar o segundo gol. Para acalmar um pouco as coisas, apareceu mais uma vez o fixo Thauan, que marcava a saída do adversário e conseguiu interceptar o passe. De cara com o goleiro, ele tirou do alcance de Cleberson e tocou rasteiro para as redes, aos 4min23seg: 4×1 no placar!
Com 5min25seg de jogo, Yago domina a bola no pivô e leva um tapa próximo do rosto do jogador Jean, que fazia a marcação. O lance resulta em cartão amarelo para o jogador e vai acumulando mais tensão na partida. Com os ânimos mais exaltados, o Cerro Largo cometa a 5ª falta quando restavam 5min23seg para o final do jogo.
Se o jogo terminasse do jeito que estava, o Cerro Largo Futsal assumiria a liderança do seu grupo, porém, com 3min40seg restantes, Dierson marca o gol que, pelos critérios de gols sofridos, acabou tirando a primeira colocação do Cerro Largo. Em lançamento do goleiro, ele dominou e girou sobre o marcador, batendo frente a frente com Léo. A bola ainda raspou no goleiro do Cerro e bateu na trave antes de entrar no gol.
Como o principal era garantir o resultado e mais três pontos, o time do Cerro Largo não se abateu com o gol sofrido e seguiu com as iniciativas. Em lance de ataque, Gustavo foi lançado por Airton e chegou em velocidade, passando para Yago. Como o time adversário estava marcando alto, não teve tempo para recompor e Yago deslocou seu marcador e o goleiro, marcando o quinto gol do Cerro Largo Futsal, com 2min17seg para o fim do jogo.
Nos minutos finais o CMD Catuípe ainda teve Dierson expulso após reclamar em lance onde a bola saiu e ele queria a posse para o seu time, quando o árbitro marcava escanteio para Cerro Largo. Com um homem a mais, mas também cuidando para não fazer mais faltas, o Cerro Largo Futsal encaminhou o restante do jogo com o placar favorável de 5×2, levando para casa mais três pontos e mantendo-se vivo na disputa pela liderança do Grupo A.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker