Passados os primeiros três jogos da Taça Farroupilha/Região Noroeste, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker tem a melhor campanha da Chave B, com a liderança. Esse marco foi consolidado na noite de quinta-feira, 6 de abril, em jogo antecipado contra o Santa Rosa Futsal, que terminou em 2×1 para o Cerro.
Foi uma partida difícil e jogada com muito brio por parte do elenco do Cerro Largo Futsal. Mesmo cansados devido à jornada da Supertaça, somada aos jogos competitivos da Taça Farroupilha, os atletas se superaram, passando também pelos desfalques de jogadores lesionados e um expulso no jogo passado (Silvinho). Apesar de todas essas dificuldades, foi possível garantir uma suada vitória.
Classificação
O Cerro Largo Futsal tem 9 pontos em três jogos e lidera a Chave B, seguido por Santa Rosa Futsal (4), Giruá (4) e Horizontina (0), todos também com três jogos disputados. No próximo final de semana o Cerro Largo vai a Santa Rosa, para fazer o primeiro jogo do segundo turno desta classificatória.
O jogo
O time da casa começou com Jacky, Thauan, Deivid, Giorgi Lucas e Denilson. Antes de fechar o primeiro minuto de jogo, o Cerro Largo teve uma grande chance. Na pressão na saída de bola do Santa Rosa, a bola bateu no marcador do Cerro e sobrou para Denilson, que chutou e acertou o poste do goleiro Guilherme.
Apesar dos desfalques e cansaço dos atletas, o Cerro não podia deixar de buscar os três pontos na partida, e foi o que fez desde o início. Por sua vez, os visitantes mostraram ter uma equipe qualificada, que suportou a pressão inicial. O Santa Rosa poderia até ter marcado o primeiro gol, em um lance improvável aos 6min05seg. Na saída de bola do Cerro, Thauan chutou de sua quadra de defesa, mas o pivô Hulk se colocou na frente e a bola rebateu. Com grande reflexo, Jacky se abaixou para pegar, no canto, aquele que seria o gol de Santa Rosa.
Aos 7min17seg, em uma boa jogada ofensiva, Peixoto, pela direita, passou por Tapejara e finalizou, para defesa de Guilherme, mas, no rebote, Peixoto ainda chutou, acertando a rede pelo lado de fora. Já na segunda metade do primeiro tempo, aos 11min31seg, em cobrança de falta, Thauan passou para Rogério Paulista, que encheu o pé e mandou bola rasteira. Guilherme fez boa defesa mais uma vez, mantendo o gol do Santa Rosa a salvo.
O Cerro pressionou bastante nos minutos finais, ainda mais com o adversário tendo cometido a 5ª falta. Entretanto, o goleiro Guilherme seguiu praticando boas defesas e Jacky, goleiro do Cerro Largo, também teve momentos de grande importância. Restando 4min para o final do primeiro tempo, em cobrança de falta, Tapejara chutou direto e Jacky espalmou pra fora. Restando 10 segundos, em ótima triangulação, Jacky, em uma saída perfeita, cobriu o chute de Gilbert, que finalizou após receber na cara do goleiro do Cerro.
Segundo tempo
O técnico Rodrigo Ferreti voltou do intervalo com a formação inicial contando com Enzo no lugar de Denilson como única alteração. Novamente o time da casa passou a remar atrás do primeiro gol, mas não estava fácil. Foi na individualidade do goleiro Jacky que finalmente o primeiro tento saiu. Após fazer uma defesa, ele conduziu com os pés até a entrada da área. A marcação não chegou e Jacky bateu direto! Golaço, aos 4min33seg!
O Santa Rosa saiu mais para o jogo com o gol sofrido e a partida ganhou ainda mais intensidade, gerando também oportunidades para o Cerro Largo. Aos 6min08seg, Peixoto recebeu lançamento de Jacky dentro da área, brigou com a marcação e caiu dentro da área, mas a arbitragem não assinalou falta. Com 6min38seg jogados, Jacky arriscou de longe e Guilherme espalmou pra fora. Guilherme evitou o gol mais uma vez aos 6min50seg, em contra-ataque puxado por Peixoto e que ele mesmo finalizou em meio à marcação, que não conseguiu parar o camisa 10 do Cerro.
Em uma bola recuperada na sua quadra de defesa, o Cerro Largo iniciou a construção do segundo gol. Rogério Paulista lançou na medida para Enzo disparar e acompanhar a bola, até finalizar bola alta, de frente para Guilherme, marcando o 2×0, aos 9min37seg de jogo! O Santa Rosa aumentou a pressão a partir dos 15min, com a entrada de Kauê como goleiro linha.
Defendendo-se das jogadas ofensivas dos visitantes, o Cerro poderia ter marcado o terceiro gol em algumas oportunidades, mas o time não conseguiu acertar o gol vazio chutando de sua quadra de defesa. Restando 2min31seg para o final do jogo, Gilbert marcou para o Santa Rosa. Na ala direita, ele recebeu o passe e chutou muito bem, com a bola subindo e morrendo no ângulo de Jacky.
O gol do Santa Rosa botou fogo na partida, deixando um clima de apreensão a cada troca de passes de goleiro linha dos visitantes e a cada oportunidade que o Cerro tinha quando ficava com a posse de bola. Para encerrar esta bela partida no Roque Nedel, na última jogada de goleiro linha do Santa Rosa, veio o lance que fez todos se levantarem da arquibancada. Restando 3 segundos, jogada de lateral para Alex Barbosa, que emendou direto para a área, onde estava o pivô Hulk, no segundo pau, pronto para escorar. Porém, a bola passou por baixo do pé do pivô e saiu, no mesmo momento em que zerava o cronômetro. Foi com essa vibe que o jogo terminou no Roque Nedel. Vitória para ser muito comemorada!
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker