O Cerro Largo Futsal/Lojas Becker foi até Entre-Ijuís no sábado (16) para jogar pela última rodada do primeiro turno da fase classificatória do Gauchão Série C. Em uma partida muito disputada, o Leão Missioneiro acabou derrotado pela equipe local, a AEF, por 6×5. Foi a primeira derrota do Cerro na competição.
Sem pausa na virada para o returno, o Cerro Largo se prepara visando o seu próximo compromisso, que será contra o mesmo Entre-Ijuís, no sábado, 23/07, a partir das 20h, pela primeira rodada do returno. Vice-líder do Grupo A, o Cerro tem 15 pontos, enquanto a AEF tem 18. Em 3º lugar vem a ASAF de Campos Borges, com 10.
O jogo
Com casa cheia, a AEF tinha o fator local ao seu favor, mas os visitantes saíram na frente com gol de Thauan. De longe, da ala direita, ele bateu forte e a bola pareceu ser levemente desviada pelo marcador, mudando a trajetória esperada pelo goleiro Murilo, que nada pode fazer para evitar o gol, aos 2min36seg. No entanto a resposta da AEF foi muito rápida. Em cobrança de falta, Chaves chutou direto, entre o goleiro Jacky e a barreira, empatando o jogo com 3min05seg. O jogo seguiu equilibrado nos minutos seguintes, com oportunidades para ambos os lados.
Antes da metade do primeiro tempo, aos 9min30seg, o Cerro chegou ao segundo gol, novamente com o fixo Thauan. Em cobrança de bola parada, Airton deu o passe e Thauan finalizou em chute cruzado, entre a marcação adversária. Aumentando a pressão pra cima dos visitantes, a AEF chegou bem com Chaves, que recebeu bola escorada por Mauricinho na entrada da área e Jacky teve que se virar pra fazer uma bela defesa. Em saída errada da AEF com o goleiro, Deivid interceptou a bola na entrada da área, dando condição para Peixoto chegar e chutar de frente com Murilo. Seria o terceiro gol do Cerro Largo, mas a bola bateu no travessão e logo depois bateu no chão, em cima da linha do gol!
Com 13min20seg jogados, veio mais um empate da AEF: de média distância, Bigode chutou rasteiro e Mauricinho, na frente de Jacky, deixou a bola passar entre suas pernas, fundamental para enganar o goleiro do Cerro. Com 2×2 no placar, no último minuto do primeiro tempo, mais emoção para os dois lados. Em cobrança de escanteio, Airton recebeu e chutou em direção à área. Livre de marcação, Puia chutou para o gol, restando 38 segundos. O time da casa correu mais uma vez atrás do prejuízo e empatou com Léo, em um chute que foi parar na gaveta de Jacky, com 36seg para o final da primeira etapa: 3×3.
Segundo tempo
Voltando do intervalo, o time do Cerro Largo acabou levando o gol da virada com apenas 22 segundos de bola rolando. Em cobrança de lateral, Léo invadiu a área entre o marcador e o goleiro e fez o seu segundo gol na partida. A resposta do Cerro Largo foi imediata. Jacky se adiantou e passou para Thauan, que chutou rasteiro da ala esquerda e o goleiro Murilo deixou passar: 4×4, com 48 segundos jogados! Em uma nova virada, na troca de passes, Thauan chutou novamente da ala esquerda e Enzo, dentro da área, escorou para as redes, com 1min14seg de jogo: 5×4 para os visitantes. Entretanto, o empate do adversário veio rápido mais uma vez. Com 3min25seg, em lançamento de Murilo, Mauricinho, de cabeça, deixou tudo igual.
Conquistando a igualdade no placar mais uma vez, a AEF pressionou mais nos minutos seguintes. Com 5min32seg jogados, Gustavo cometeu falta na entrada da área, levou o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo com a desvantagem numérica momentânea, os visitantes passaram todo o tempo necessário sem levar gols, mas o número de faltas começou a se acumular em desfavor do Cerro.
Com o jogo se encaminhando para o final, na cobrança da quinta falta, o Entre-Ijuís conseguiu marcar o gol que lhe colocou à frente no placar mais uma vez. Em jogada ensaiada, Chaves passou para Bigode dentro da área. Bigode passou pela marcação, clareou o lance e chutou alto, no meio do gol de Jacky, restando 3min22seg para o final do jogo. Com a desvantagem no placar o Cerro ainda teve um tiro livre em seu desfavor, mas Léo chutou por cima. Peixoto ainda entrou como goleiro linha nos minutos finais, mas sem sucesso para o Cerro, que terminou o jogo com derrota por 6×5.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker