A bola rolou em São Pedro do Butiá na noite de sábado, 25/06, pela quinta rodada do Gauchão Série C. Em quadra, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker apresentou um belo desempenho no primeiro clássico contra a equipe do Atlético, estreante no certame estadual, vencendo pelo placar de 11×2.
Com esse resultado o Leão Missioneiro está na 2ª posição na tabela do Grupo A, empatado em pontos com a AEF de Entre-Ijuís (12 pontos), com um saldo inferior ao líder da chave. Para o próximo sábado (02/07) há folga geral prevista na tabela da Liga Gaúcha, mas, neste dia, o Cerro Largo tem amistoso marcado contra o Giruá Futsal, em Giruá. O Cerro volta a jogar pelo Gauchão no dia 09/07, em casa, contra o Pinheiro de Carazinho.
O jogo
Em ritmo intenso, o time da casa começou marcando em cima, tentando forçar o erro dos visitantes. Felizmente para o Cerro o primeiro gol saiu cedo. Em passe que cruzou a quadra, Enzo recebeu de Peixoto, chegou dentro da área evitando a marcação e chutou na saída do goleiro Tiago, no canto direito, com 1min07 de jogo. Com quarteto formado por Deivid, Enzo, Peixoto e João, o Cerro apostava na velocidade e foi aos 5min10seg que saiu o segundo: desta vez Enzo achou Peixoto, que dominou na frente do goleiro, tirando Tiago do arco e servindo Deivid, que disputou com a marcação em cima da linha do gol e conseguiu tocar pra dentro do arco do Atlético. Após o gol o técnico Igor Poffo trocou o quarteto, colocando Airton, Gustavo, Puia e Silas. Em cobrança de falta o time da casa chegou perto de descontar. Rodrigo chutou e Geovane, dentro da área, disputou a bola com Jacky, que levou a melhor e conseguiu tirar pra fora.
O terceiro veio em uma rápida jogada de contra-ataque, puxada pelo goleiro Jacky. Ele passou para Airton, que pifou o pivô Silas, aos 6min47seg. O novo quarteto do Cerro mostrava o mesmo bom rendimento do primeiro. Próximo da metade do primeiro tempo, Gustavo chutou de média distância para boa defesa de Tiago. Logo depois, aos 8min16seg, em cobrança de escanteio, Puia rolou a bola e Gustavo chutou de novo, de uma distância maior, só que desta vez a bola passou por todos dentro da área e entrou: 4×0! A segunda metade do primeiro tempo foi mais desafiadora para o time visitante. Apesar de jogar com confiança e até com goleiro adiantado, o Cerro viu o adversário crescer e chegar ao primeiro gol aos 12min48seg. Em jogada individual pela esquerda, Rodrigo chamou a marcação e passou para Oziel, que bateu no canto de Jacky. A individualidade apareceu de novo, desta vez pelos pés de Geovane, que avançou pelo meio, passando pelos marcadores, e chutou direto, sem dar chances de Jacky reagir: 4×2 no placar.
Os gols do Atlético inflamaram a torcida local, deixando o Cerro Largo em uma situação que exigiu muito sangue frio para não perder totalmente a vantagem no escore. Partindo para os 5min finais, o Atlético fazia pressão, mas os visitantes conseguiram oportunidade de tiro livre na 6ª falta dos donos da casa. Na cobrança, Airton cavou por cima do goleiro Willian, mas, por detalhes, a bola passou pra fora do gol. Sem se abater, o Cerro apostou na ofensividade de Jacky e, com o erro de marcação do adversário, o goleiro do Cerro Largo ficou livre dentro da área de ataque e tocou para Silas, que finalizou para marcar o seu segundo gol na partida, restando 3min28seg para o final do primeiro tempo.
Com 3min restantes, falta do Atlético e mais uma oportunidade de tiro livre. Desta vez Jacky foi para a cobrança e marcou: 6×2 para o Cerro Largo. Recuperados do susto após os dois gols do adversário, os visitantes correram risco uma última vez na primeira etapa, quando estouraram o número de faltas. Só que aí Jacky mostrou que não é só com os pés que ele resolve e pegou a cobrança.
Segundo tempo
O Cerro iniciou o segundo tempo com o mesmo quinteto da primeira etapa. Com toque de bola qualificado e a velocidade que demonstraram anteriormente, os visitantes ampliaram o escore aos 2min56seg. João, pelo meio, passou para Enzo na ala, que devolveu com João já dentro da área, dando um leve toque na bola, que subiu e saiu fora do alcance do goleiro Tiago: 7×2. Na sequência da partida o Cerro Largo voltou a sofrer um pouco com a pressão do Atlético, que criou algumas chances, inclusive chegando a acertar a trave de Jacky. Com o goleiro adiantado, os visitantes voltaram ao controle e marcaram o oitavo gol com Silas: no rápido avanço de Puia, o jogador do Cerro finalizou em cima da marcação, mas o goleiro Tiago já havia saído do gol, sobrando para Silas tocar para o fundo das redes e marcar o seu terceiro gol na partida, com 10min jogados.
Com 8min34 restantes Peixoto marcou o dele no jogo. Ele, que vinha sendo responsável por muitas assistências, mas que não marcava desde a Taça Farroupilha, trabalhou em jogada coletiva para receber de Enzo na entrada da área e finalizar certeiro. Sem tempo para o Atlético se recuperar, em mais uma jogada com Jacky adiantado, Enzo aproveitou sobra de bola e marcou seu segundo gol na partida, restando 6min49seg. Partindo para os minutos finais o Atlético estourou novamente o número de faltas, mas desta vez o goleiro Tiago conseguiu defender a cobrança de Jacky. Porém, havia algo guardado para o goleiro do Cerro Largo.
Para fechar a grande noite de Jacky, em lance de ataque do Atlético ele fez a defesa e avançou jogando com os pés. Na tabela com Gustavo, ele recebeu na ala esquerda e balançou as redes em uma jogada perfeita! Com 11×2 no placar, a festa da torcida de Cerro Largo já estava completa, mas Jacky ainda buscou dar um brilho a mais. Em cobrança de escanteio, Airton lançou até a outra ala e Jacky acertou um belo voleio. A bola pegou velocidade, mas foi pra fora. Final de jogo em São Pedro do Butiá: 11×2.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker