O Cerro Largo Futsal/Lojas Becker jogou a primeira partida das semifinais do Gauchão Série B no sábado, dia 11 de novembro, na cidade de Gentil. Diante da equipe da APF, o Leão Missioneiro sofreu derrota pelo placar de 3×2 e agora terá o jogo da volta para reverter essa situação e buscar a vaga na final, que também vale o acesso para a Série A.
Certamente a comunidade de Cerro Largo e região vai lotar o ginásio Roque Nedel no jogo da volta, que ocorre neste próximo sábado, dia 18 de novembro, a partir das 20h. A vitória no tempo normal é essencial para que o Cerro leve a decisão para a prorrogação. A APF tem a vantagem do empate no tempo normal. Na prorrogação (dois tempos de 5min), nenhum time terá a vantagem do empate. Em caso de empate na prorrogação, a decisão vai para as penalidades.
O jogo
O time visitante iniciou com Black no gol, mais Thauan, Gui Falcão, Giorgi Lucas e Deivid Brazeiro. A primeira finalização foi do Cerro, com Thauan, que chutou rasteiro de média distância após troca de passes, mas tranquilo para o goleiro Alemão fazer a defesa por baixo. O goleiro foi acionado novamente, pouco depois, em cobrança de falta de Thauan, agora bem mais forte. Ele espalmou pra frente e ainda defendeu o rebote de Giorgi Lucas.
Ainda nos primeiros minutos, com apenas 2min53seg, Gui Falcão, tocou por cima da defesa e Deivid, de costas para o goleiro, completou de letra. Alemão, que estava em cima do lance, tirou com o joelho! Mais uma grande chance do Cerro. A equipe de Gentil foi ter sua primeira finalização a gol com 4min37seg. Renan se livrou da marcação de Giorgi e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Black, mas o goleiro do Cerro foi buscar.
A APF melhorou na sequência da partida. Aos 6min55seg, Tulio carregou pelo meio da quadra e clareou para bater, um pouco atrás da marca da entrada da área, e Black fez uma grande defesa, tirando pra fora uma bola muito difícil, em média altura. O jogo ganhou em intensidade a partir da segunda metade do primeiro tempo. Restando pouco mais de 7min para o intervalo, o Cerro encaixou boa jogada, com passe de Gui Falcão para chute de Thauan, defendido por Alemão e, no rebote, André Maluko chutou com perigo, mas pra fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo, Matheus, do Cerro Largo, criou mais uma chance de gol ao sair da marcação e chutar direto, para nova defesa de Alemão. Rafinha também chegou bem. Dominando no pivô, girando e batendo firme, mas novamente Alemão defendeu com o pé. Restando 40 segundos para o intervalo, Dionata, da APF, carregou até o meio e mandou uma bomba, com a bola explodindo no travessão de Black. Grande lance para fechar um primeiro tempo sem gols.
Segundo tempo
O Cerro iniciou a segunda etapa com a mesma formação. Começando com mais iniciativa, a APF chegou cedo ao primeiro gol. O Cerro tinha a posse da bola, mas o time de Gentil marcava alto e, num passe muito curto, Dionata interceptou, fugiu da marcação, tirando para o lado e, quando Black ia chegando, o jogador da APF tirou do goleiro do Cerro e tocou por cima, abrindo o placar com apenas 1min54seg de jogo.
O time visitante ficou afoito com o gol sofrido e partiu para o ataque, mas, durante uma ofensiva, Romarinho foi deixado sem marcação e, assim, ele recebeu passe longo de Vini Costa, girando rapidamente para ficar cara a cara com Black. Ele tocou alto, na saída do goleiro, e abriu 2×0, aos 2min52seg. Prejudicado por esse início ruim, o Cerro não teve escolha senão partir pra cima. Em cobrança de falta, Peixoto recebeu e chutou a gol, mas Alemão praticou nova defesa.
Aos 5min, mais uma chance da APF. Renan carregou pela direita e soltou a bomba. Black espalmou pra fora. O Cerro Largo conseguiu descontar aos 7min, com Rafinha. Na grande jogada de Matheus, que limpou o marcador na ala esquerda e chutou a gol na saída de Alemão, Rafinha estava lá para conferir e desviar de cabeça. O Cerro conseguiu encaixar bons momentos de pressão após o gol, entretanto, a APF marcou o terceiro em um rápido contra-ataque puxado por Vini Costa, que serviu Tulio e este último finalizou rasteiro na saída de Black, aos 12min48seg.
Passando para a última metade do segundo tempo, a APF já havia cometido a quinta falta no jogo. A sexta infração poderia ter sido marcada em lance onde Pierre, ao tentar passar por Romarinho, na ala, foi empurrado com o jogador da APF usando as duas mãos, mas nada feito. O segundo gol do Cerro Largo foi sair somente restando 2min27seg para o final do jogo, e com uma bobeada do time da casa. Em troca de passes, Vini Costa foi recuar para Alemão, que estava saindo do gol. Ele ainda conseguiu parar a bola, mas não a tempo de evitar que ela entrasse: 3×2.
O Cerro, que já jogava com Peixoto como goleiro linha, voltou a exercer a pressão, mas não conseguiu evitar a derrota por 3×2, placar final desta primeira metade da decisão entre Cerro Largo e APF.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker