A primeira fase da Taça Farroupilha/Região Noroeste terminou na noite de sábado, 23/04, para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker. Em Itaqui, o time missioneiro empatou em 4×4. O resultado deixou o Cerro com 11 pontos na tabela do Grupo A, classificado para as semifinais na 2ª posição.
A Taça Farroupilha/Região Noroeste terá sequência neste próximo sábado, 30 de abril. Segundo os resultados da Chave B, o adversário do Cerro Largo Futsal nas semifinais será o Horizontina Futsal, mais uma equipe que joga a primeira divisão do futsal estadual. A primeira partida ocorre em Cerro Largo.
O jogo
Com os desfalques do pivô Yago e do ala Deivid, o Cerro Largo iniciou com Jacky no gol e Airton, Puia, Andrey e Silas. Os visitantes começaram bem o jogo, conseguindo achar espaços na pequena quadra de Itaqui. Com cerca de 1min, o goleiro Caio Sapo fez boa defesa com o pé em chute de Puia. O jogo não era muito corrido, mas os lances de ataque e contra-ataque eram constantes devido às dimensões da quadra.
Aos 3min42seg saiu o primeiro gol, e foi o primeiro do pivô Silas nesta temporada pelo Cerro Largo Futsal. Ele recebeu de Airton na ala, ganhou do marcador e tocou por cima do goleiro Caio. A SER Itaqui chegou com perigo logo após, com troca de passes e chute de Caique pela ala esquerda, que balançou as redes, mas pelo lado de fora.
Na troca de quarteto (Enzo, Thauan, João e Peixoto) saiu o segundo gol: com espaço, Peixoto recebeu no meio da quadra, ajeitou e chutou forte, marcando o segundo do Cerro, aos 6min46seg. Já com um ritmo de jogo mais forte, próximo dos 13min, Jacky fez duas grandes defesas em sequência, primeiro em chute de Fernando em contra-ataque e depois no rebote de Parazinho.
Em uma saída errada do Cerro quase sai o gol da SER Itaqui. Caique interceptou e Batata chutou forte, mas por cima do gol de Jacky, cara a cara com o goleiro do Cerro! Pouco depois, em uma cobrança de lateral, Airton tocou curto para Puia chegar e bater forte, surpreendendo o goleiro Caio Sapo, aos 14min de jogo. Os donos da casa tentavam buscar o primeiro tento, mas o Cerro era eficiente no jogo coletivo e, nos chutes de média distância que entravam, Jacky sempre fazia a defesa.
Nos minutos finais do primeiro tempo ainda deu pra fazer mais um: após cobrança de escanteio da SER Itaqui, restando 2min33seg, João puxou contra-ataque, deu o passe para Enzo e este completou para o gol, encerrando um grande primeiro tempo do Cerro Largo Futsal, vencendo por 4×0.
Segundo tempo
Infelizmente para o Cerro Largo o sucesso do primeiro tempo se inverteu totalmente na segunda metade da partida. A reação começou com gol de Torinho, aos 2min10seg. Ele chutou cruzado, a bola passou pela marcação e morreu nas redes do Cerro. O gol animou o time de Itaqui, que, desde o início do segundo tempo, já apresentava um ritmo mais intenso.
O goleiro Caio Sapo, que já havia feito duas boas defesas no início do segundo tempo, começou a crescer cada vez mais no decorrer da partida e não deixava brecha para as investidas dos visitantes. Como se fosse um aviso de que as coisas não seriam fáceis no segundo tempo, em cobrança de lateral do Cerro, Puia chutou forte e rasteiro, para Silas, no segundo pau, mas a bola bateu no pé do pivô e subiu, pra fora do gol. Era o quinto gol, que não aconteceu e não aconteceria mais.
Aos 5min15seg os donos da casa chegaram ao segundo gol. Em cobrança de falta, Parazinho descontou. Caio Sapo seguia fazendo milagres na partida. Aos 7min,Thauan puxou o contra-ataque e João ia marcar, mas o goleiro da SER Itaqui fez uma grande defesa, tirando com a cabeça a bola que tinha endereço certo para o gol.
Passando para a metade do segundo tempo o Cerro até conseguiu segurar as ofensivas do adversário, mas não tinha mais sucesso em aumentar seu escore. Aos 12min veio o terceiro da SER, novamente em cobrança de falta. Desta vez foi Fernando Jr que marcou, aproveitando rebote na cobrança.
Restando pouco mais de 6min para o final da partida, ambas as equipes tinham 5 faltas anotadas, o que deixou a partida ainda mais perigosa para ambos. Em boa jogada pela ala direita, Peixoto limpou a marcação e acertou a trave de Caio. Para fechar o segundo tempo inspirado do elenco da SER Itaqui e principalmente do seu goleiro, restando 40 segundos para o final da partida Parazinho marcou o gol de empate no ginásio Castelão para alegria da pequena, mas animada torcida local. Fim de jogo 4×4.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker