No sábado, 31, Campina das Missões recebeu os jogos das semifinais da Copa AMM. Cerro Largo disputava duas vagas, na categoria sub 18 e no masculino livre. Os primeiros a garantir vaga na final, foram os garotos do sub 18, que golearam Guarani das Missões por 6 x 2, e agora enfrentam Campina das Missões na grande final no próximo sábado, as 19 horas em Campina das Missões.
No último jogo da noite, o Cerro Largo Futsal enfrentou Roque Gonzales na decisão para a segunda vaga para as finais do masculino. O jogo foi pegado, marcado por reclamações das equipes contra a dupla de arbitragem, e teve até que ser interrompido em determinado momento. Cerro Largo conseguiu superar seu adversário e venceu por 3×2.
O jogo
Cerro Largo iniciou a partida em ritmo rápido, buscando o gol, mas Roque Gonzales soube se postar em quadra para também buscar as suas oportunidades. Os goleiros Lucas (Cerro Largo) e Alisson (Roque) tiveram que mostrar serviço logo nos primeiros minutos, mas o primeiro gol só saiu quando o técnico Zé fez a primeira substituição na equipe de Cerro Largo. Após ficar no chão em lance de disputa de bola, Lauri teve que sair de quadra e no seu lugar entrou Alexandre. Em seu primeiro toque na bola, ele mudou a cara do jogo: na cobrança de lateral, Mateus rolou para Alexandre, que emendou e acertou as redes, aos 9min de jogo.
Mesmo com a vantagem, Cerro Largo não deixou de buscar o segundo gol. Na melhor chance, Henrique entrou nas costas do goleiro Alisson, mas tocou por cima. A resposta veio em seguida: com 43seg para o fim do primeiro tempo, Marcos recebeu na ala e chutou cruzado, direto no canto do goleiro Lucas, levando o empate para o intervalo.
Nem bem o segundo tempo havia começado e Cerro Largo tomou uma nova ducha de água fria: com apenas 51seg jogados, Marcos recebeu na cobrança de escanteio e só escorou para marcar o gol da virada. Era o que faltava para botar fogo no jogo. Foi na jogada de pivô, com Silas segurando a bola para Lauri chegar e bater para o gol, que Cerro Largo chegou ao empate, aos 7min30seg.
Com muita disputa em quadra, passada metade da etapa complementar, o árbitro acabou assinalando falta de Piti e, na sequência, chegou a se formar um princípio de confusão, que foi logo apaziguado, mas o jogador Piti e mais dois membros da comissão técnica de Cerro Largo, entre eles o treinador, foram expulsos de quadra.
A confusão acabou, mas o jogo seguiu pegado. Cerro Largo voltou a ficar na frente mais uma vez em cobrança de falta. Dessa vez foi Lauri que serviu Silas, que mandou para o gol, aos 16min48seg. Havia ainda 3min de partida, mas Cerro Largo segurou a pressão e garantiu a vitória por 3×2.
Agora o Cerro Largo Futsal, enfrenta o time de São Nicolau que venceu São Luiz Gonzaga nos pênaltis, após empate por 1 x 1 no tempo regulamentar. Cerro Largo e São Nicolau entram em quadra para defender o título, no próximo sábado a partir das 22 h, novamente em Campina das Missões.
As finais da Copa AMM serão disputadas neste próximo sábado, dia 07/11, e ficaram assim definidas:
19h – Masculino sub-18: Campina das Missões x Cerro Largo;
20h – Masculino veterano: Campina das Missões x Porto Xavier;
21h – Feminino Livre: Campina das Missões x Roque Gonzales;
22h – Masculino Livre: São Nicolau x Cerro Largo.
Genaro Caetano