Em mais uma noite fria, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker fez valer a viagem até a cidade de Seberi, pela terceira rodada do Gauchão Série A. No sábado, 6 de julho, o time missioneiro foi até a referida cidade e, após um jogo muito difícil, empatou em 5×5 com a equipe local, a Afucs.
Com sete pontos em três jogos, o Cerro Largo Futsal é vice-líder do Gauchão, atrás do Atlântico, que tem nove pontos em três partidas. Completam o G4 a AGE de Guaporé e o Sercca de Casca, ambos com seis pontos em dois jogos. A Uruguaianense está em 5º lugar, com cinco pontos em três jogos.
O próximo jogo do Cerro Largo Futsal é em casa, no sábado, dia 14 de julho, a partir das 20h, contra a AAGF de Agudo. O grupo de trabalho do Cerro Largo já está se mobilizando para essa partida, que coloca frente a frente as duas equipes que, em 2023, disputaram a final do Gauchão Série B, onde o Cerro conquistou o título em casa.
O jogo
Na noite fria de sábado em Seberi, o técnico Rodrigo Ferreti começou a partida com Black no gol, mais Rato, Peixoto, Douglas e Rafinha. Com apenas 1min14seg de jogo, Peixoto correu pela ala esquerda, onde recebeu passe de Rafinha, chutando cruzado. O goleiro Thiago não fechou o canto e o Cerro abriu o marcador! Os visitantes quase ampliaram aos 2min56seg, em passe de Peixoto para Rato, que tocou da entrada da área, na saída do goleiro, pra fora.
Após um início lento, a Afucs começou a encaixar o jogo e foi em uma bola desviada que o time da casa empatou. Após lateral (quase um escanteio) Maki chutou forte, de longe, e Matheus Inácio, dividindo com Giorgi Lucas, conseguiu desviar para o gol, aos 6min. Pouco depois, aos 8min, veio o gol da virada, e de modo parecido: Maki saiu da marcação, chutou novamente, desta vez mais fraco, mas o suficiente para a bola desviar na ponta do pé de Matheus Inácio, sem chance para Black reagir!
Com o jogo ganhando cada vez mais em intensidade, o Cerro Largo colocou uma bola no travessão aos 9min33seg, com Jackson, que dominou no pivô, girou e chutou. Os visitantes chegaram ao empate quando Rato lançou bola da quadra de defesa para Douglas, que recebeu com toda a condição de finalizar e, assim como Peixoto, acertou o canto, entre o goleiro e a trave, aos 10min17seg: 2×2!
O primeiro tempo seguiu com bons lances dos dois lados. Em um contra-ataque, Peixoto, pelo meio, serviu Douglas, que chutou da esquerda e Thiago saiu para defender com o peito. Restando 3min para o intervalo, Black pegou chute de Matheus Inácio e depois fez mais uma defesa na finalização de Daniel, após escanteio. Em um dos seus últimos lances de perigo, o Cerro chegou bem com Feitosa, que recebeu boa assistência de Isaac, no pivô, finalizando na saída do goleiro, com a bola passando pela trave, no segundo pau.
Segundo tempo
Os visitantes voltaram com a mesma escalação inicial. Pressionando a saída de bola do Cerro, Xande conseguiu que ela ficasse viva dentro da área e aí Mateus Nunes chegou chutando para o gol: 3×2, com 3min18seg. O Cerro Largo foi pra cima, buscando novamente o empate, mas acabou levando o quarto gol, com 8min35seg. Xande fez grande jogada pela ala esquerda, passando pelo marcador, deslocando mais dois do Cerro na sequência e tocando na medida para Cunha completar para o fundo das redes!
Trocando passes rápidos e revezando sua equipe, o Cerro Largo precisava de dois gols para deixar tudo igual, mas o time da casa não deixava o adversário se criar. Porém, foi marcando a saída da Afucs que Rafinha roubou a bola e tabelou com Peixoto, até que Peixoto recebeu praticamente dentro do gol e descontou no marcador, aos 12min38seg!
O gol colocava novamente o Cerro Largo na disputa, no entanto, aos 13min04seg, o árbitro marcou penalidade, em lance onde Mateus Nunes recebeu no pivô e caiu dentro da área enquanto passava o pé pela bola. Rato estava na marcação e o contato com o pivô da Afucs foi mínimo, porém, a arbitragem assinalou a penalidade, sob os protestos da representação visitante. Na cobrança, Mateus Nunes converteu: 5×3.
Em um ambiente de disputa já frenético, o Cerro Largo cometeu a quinta falta, restando 5min21seg para o final do jogo. A situação não era nada favorável, com as faltas estouradas e dois gols de desvantagem. Tudo o que podia ser feito era partir para a pressão com goleiro linha e Peixoto foi para a missão, junto com seus companheiros.
Com pouco tempo de goleiro linha, o Cerro descontou mais uma vez. Douglas colocou a bola dentro da área e Rafinha tentou primeiro, mas foi Peixoto que conseguiu colocar pra dentro em meio ao bate e rebate dentro da área! E foi quando restavam 2min36seg que veio o empate. No toque de bola, Douglas foi rápido e preciso, com passe que cruzou por toda a equipe da Afucs e foi parar nos pés do camisa 10, Peixoto, que marcou o seu quarto gol no jogo!
Placar de 5×5 e uma disputa que seguiu firme até os segundos finais. Apesar de o goleiro linha ter dado muito certo, o Cerro apostou na marcação e consistência para sair de Seberi com um ponto importantíssimo.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker