Uma partida histórica ocorreu na noite de domingo, 23 de junho, para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker. Independente do resultado, que também foi magnífico, o jogo, em Espumoso, contra o Guarany, era especial pelo fato de ser a estreia do Leão Missioneiro no Gauchão Série A.
Jogando na casa do adversário, o Cerro Largo fez um ótimo primeiro tempo, soube sofrer na segunda etapa, contou com uma atuação incrível do goleiro Ronald (Black) e saiu vitorioso pelo placar de 3×2. São os primeiros três pontos na primeira divisão do futsal gaúcho. Agora o Cerro Largo volta suas atenções para a segunda rodada, que será de estreia em casa, neste próximo sábado, 29/06, a partir das 20h, contra a AMF de Marau.
O jogo
A torcida de Espumoso veio em bom número para assistir ao jogo e também recepcionar o seu time após a conquista recente do título da Taça Farroupilha/Região Planalto. Também era a primeira partida do Cerro após o título da Taça Farroupilha/Noroeste, fazendo deste um duelo de campeões. O Cerro Largo veio com Black no gol, mais Rato, Peixoto, Douglas e Rafinha.
A primeira finalização a gol foi do Cerro, com 1min50seg. Após uma recuperação de bola na quadra de defesa, Rafinha passou para Peixoto, que deu sequência com Rato, na entrada da área. Rato chutou a gol e o goleiro Ramon saiu para defender. Aos 3min, foi a vez de Billy, do Guarany, roubar a bola, carregar pelo meio e chutar, para uma defesa difícil de Black, no chão.
Aos 4min40seg, outra boa chegada do Cerro Largo. Douglas fez um bom desarme e Peixoto saiu no ataque, chutando próximo da marca do tiro livre. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Ramon. O jogo era “lá e cá” e, com 6min50seg, em cobrança de falta perigosa para o Cerro, Cavinato bateu rasteiro e Black tirou com o pé.
Era uma boa partida que se via no Módulo Esportivo em Espumoso, porém, foi quando o cronômetro passou para a segunda metade do primeiro tempo que as coisas começaram a ficar mais interessantes. Primeiro, Black fez lançamento com a mão para Rafinha, que subiu e tocou de chapa na saída de Ramon, mas o goleiro tirou com a ponta dos dedos! Segundo depois, Rafinha roubou a bola e passou para Giorgi, que chutou e Ramon conseguiu desviar a trajetória, mas a bola ficou viva e Rafinha estava lá para dar um toque sutil, com a parte de fora do pé, para deixar nas redes, aos 11min13seg!
Com o time da casa na pressão, saiu o segundo gol dos visitantes. Douglas interceptou, passou para Peixoto, Peixoto lançou Isaac, que escapou pela ala e devolveu para Douglas com um grande cruzamento, para o camisa 5 do Cerro marcar o dele! Agora 2×0 no placar, com 13min25seg! O Guarany sentiu o gol e o Cerro aproveitou muito bem. Em nova investida dos visitantes dentro da área, a defesa tentou afastar, mas Rato interceptou muito bem e, de média distância, acertou com muita precisão o canto de Ramon, aos 14min05seg!
Após levar três gols em menos de três minutos, o Guarany conseguiu descontar aos 15min10seg. Cavinato chutou de fora da área e ainda contou com desvio da bola, nas costas do próprio companheiro de equipe, Maicon, para tirar totalmente o goleiro Black da foto. O Cerro seguiu bem no jogo e poderia ter ampliado o escore se não fosse o goleiro Ramon, que defendeu chute de primeira de Giorgi após escanteio, já nos minutos finais do primeiro tempo.
Com cinco faltas assinaladas, o Cerro Largo levou pressão do adversário até que o primeiro tempo se encerrasse. Para fechar esse grande primeiro tempo, Black fez nova defesa, com o pé, em chute de Thiaguinho, após boa jogada coletiva do Guarany, restando dez segundos para o intervalo.
Segundo tempo
O técnico Rodrigo Ferreti repetiu a escalação inicial do primeiro tempo na segunda etapa, onde tudo se definiria. A postura do Guarany não poderia ser diferente: muita pressão desde o início. Black não demorou para começar a trabalhar, espalmando pra fora dois chutes do camisa 71 Diego Cavinato, com pouco mais de 1min de jogo.
Aos 2min30seg, Black fez duas defesas em sequência, quando Cardelli deu um ótimo passe cruzado para Billy, que chegou inteiro na bola e tocou uma vez, o goleiro do Cerro rebateu, e na segunda tentativa de Billy, Black tirou pra escanteio! Buscando aproveitar as transições, o Cerro Largo conseguiu uma grande oportunidade aos 3min53seg, quando Peixoto interceptou passe na quadra de defesa e partiu em velocidade, lançando Feitosa. Ramon teve que abandonar o arco e sair até a entrada da área para fechar o ângulo. Feitosa ainda chutou por cima, mas a bola foi pra fora.
Com 6min24seg, Ramon pegou mais uma de Giorgi. Ele recebeu bom passe de Isaac, que fazia o pivô e tocou de costas para o ala do Cerro, que evitou o marcador e bateu bem para a defesa do goleiro. Aos 9min13seg, mais uma defesa de Black por baixo, após finalização de Cardelli da ala direita. Com o jogo se encaminhando para o final, restando 6min, Black fez talvez a grande defesa do jogo, quando Maicon segurou no pivô e Cavinato correu da marcação e bateu forte, quase da marca do pênalti, para uma defesa espetacular de Black, espalmando pra fora!
Apesar de toda a intensidade do Guarany em busca do gol, o Cerro ia muito bem e conseguiu ainda fazer com que o time da casa chegasse à quinta falta, restando 5min45seg para o apito final. Entretanto, o Guarany mostrou que não ia entregar os três pontos facilmente. Restando 4min29seg, Thiaguinho recebeu na ala esquerda e achou espaço para chutar cruzado entre a marcação. A bola foi baixa, mas não totalmente rasteira, e passou por Black!
Restando cerca de 2min, o Cerro Largo teve mais um bom momento no jogo, em escapada de Silvinho, com passe para Douglas e finalização, defendida por Ramon. O Guarany ainda partiu com goleiro linha e teve nova defesa de Black, com a bola rebatendo no travessão, em chute de Billy, restando 1min. Foi brigado, mas o Leão Missioneiro resistiu e garantiu os três pontos neste grande jogo!
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker