O ginásio Roque Nedel não lotou na fria noite de sábado, 17/06, no Clássico Missioneiro entre Cerro Largo e Entre-Ijuís, mas quem resolveu ir presenciou uma partida marcada pela raça e lances de arrancar aplausos. Pela quarta rodada do Gauchão Série B, o Cerro venceu a líder e até então invicta AEF por 5×2.
O resultado deixou o Leão Missioneiro na vice-liderança da Chave B, com 7 pontos em três jogos. A AEF segue líder, com 9 pontos em quatro partidas disputadas. No próximo sábado, 24 de junho, o Cerro Largo vai até a cidade de Tapejara, onde pega o Tapejara Futsal, equipe que ocupa a 5ª colocação, com 4 pontos em duas partidas e, assim como o Cerro, está invicta na competição.
O jogo
Embalada por três vitórias seguidas, sendo duas por goleada, a AEF veio acompanhada por torcida da cidade vizinha de Entre-Ijuís. Bem postada em quadra, a equipe visitante mostrava consistência, enquanto o Cerro Largo, formado inicialmente pelo goleiro Pardal, mais Thauan, Pierre, Deivid e Giorgi Lucas, buscava ter a iniciativa.
Os primeiros minutos de jogo foram difíceis para os donos da casa, que começaram tendo faltas acumuladas. A primeira grande defesa do jogo foi do goleiro Pardal. Em cobrança de falta, Chaves recebeu, bateu forte e o goleiro do Cerro espalmou e ficou com a bola. Ainda tentando se organizar da forma ideal, o Cerro levou o primeiro gol, aos 5min de jogo: Paulinho recebeu de escanteio, chutou e Pardal defendeu com o peito, mas Mauricinho estava no segundo pau e tocou para o fundo do gol a bola rebatida.
O Cerro Largo melhorou na sequência, empurrando mais o adversário para sua quadra de defesa, fazendo com que a AEF cometesse faltas. Um dos jogadores que entrou em quadra ainda neste primeiro tempo foi o pivô André Maluko, fazendo sua estreia com a camisa do Cerro. O empate quase saiu aos 11min11seg, quando Deivid interceptou passe e tocou entre os marcadores rumo ao segundo pau, mas Peixoto estava um pouco atrás e não conseguiu completar.
Em outra boa chance do Cerro, em cobrança de falta perto da área do Entre-Ijuís, Thauan chutou com perigo, mas pra fora. Restando 4min39seg para o final da primeira etapa, Giorgi Lucas, da meia lua central, deu bom passe para Rafinha, dentro da área. Livre de marcação, ele dominou e, quando foi chutar, o goleiro Chico chegou e abafou com o corpo, salvando o seu time de levar o empate.
Com 4min22seg restantes, Enzo, do Cerro Largo, acabou caindo em quadra, em lance onde o atleta acusou lesão no joelho, o que exigiu atendimento na hora. Enzo foi retirado de quadra e o jogo prosseguiu enquanto o mesmo era atendido. Nos minutos finais, nada de empate para o Cerro, que foi para o vestiário em desvantagem.
Segundo tempo
O Cerro Largo voltou para a segunda etapa do jogo com Pardal, Thauan, Peixoto, Pierre e André Maluko. A primeira grande chance foi do Cerro, que chegou bem quando André serviu Pierre, que carregou pela esquerda e chutou rasteiro, para boa defesa de Chico, com 1min23seg.
Aos 2min28seg, em lance defensivo do Cerro Largo, o goleiro Pardal saiu para tirar bola da área e impedir o cabeceio do adversário, mas, ao colocar o pé no chão, acabou sentindo novamente o tornozelo, que já vinha lesionado. Com isso, mais um atleta do Cerro acabou tendo que ser retirado de quadra e, em substituição, entrou o prata da casa Ronald.
Mesmo com o placar desfavorável, o Cerro não deixou de buscar o empate. A torcida sabia que era possível e começou a apoiar cada vez mais. Aos 5min27seg, falta para o time da casa. Mesmo longe da área, Thauan chutou uma bomba rasteira, sem chance de reação para o goleiro Chico! Tudo igual no Roque Nedel! A pressão aumentou e, com 5min44seg, em cobrança de escanteio, Peixoto achou Giorgi Lucas dentro da área, que escorou com o pé e decretou a virada!
Com a atmosfera totalmente contagiada pelo clima de clássico, o Entre-Ijuís partiu pra cima e conseguiu o empate com Paulinho, aos 8min24seg. De média distância, ele chutou uma primeira vez, a bola rebateu na defesa e, na segunda, acertou o canto esquerdo de Ronald: 2×2. Na comemoração, o jogador Chaves provocou atletas do banco do Cerro Largo e acabou expulso da partida, deixando seu time com um a menos.
Além da expulsão de Chaves, a torcida visitante ainda protagonizou um momento lamentável onde, antes do jogo iniciar novamente, um torcedor do Entre-Ijuís, que tinha um copo na mão, jogou todo o líquido em direção ao jogador Pierre, do Cerro Largo. Com bola rolando, em bom passe de Peixoto, Rafinha recebeu dentro da área e tirou Chico da jogada para mandar para o gol, aos 9min05seg!
O Cerro Largo chegou bem na sequência, em lançamento para Matheus. Chico se antecipou e saiu da área, mas acabou tocando com a mão na bola para tirar de Matheus. Apesar das reclamações, a arbitragem não assinalou o lance de falta. Na continuidade da jogada, Xande recebeu na cara do gol, mas aí brilhou o goleiro Ronald, com uma grande defesa. Restando 6min40seg, Ronald praticou mais uma defesa em chute de longe de Léo. A bola ficou viva e Paulinho apareceu para arrematar, mas o goleiro do Cerro pegou o rebote!
Os visitantes não conseguiram o empate e, no final do jogo, ainda oportunizaram o gol que o Cerro precisava para aumentar o escore. Paulinho foi tentar o passe, mas Peixoto interceptou, ajeitou com a cabeça, carregou na frente de Chico e tirou do goleiro da AEF: 4×2, restando 4min44seg para o final do jogo!
Os visitantes colocaram Léo como goleiro linha para os últimos minutos. O Cerro segurou muito bem a pressão e, restando 27 segundos, após defesa de Ronald, Matheus Carvalho chutou da sua área e marcou o quinto e também seu primeiro gol com a camisa do Cerro: 5×2 para o Leão Missioneiro no primeiro clássico do ano!
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker