Encerrando a fase classificatória do Gauchão Série A na noite de sábado, 12 de outubro, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker recebeu o Lagoa Futsal, de Lagoa Vermelha, no ginásio Roque Nedel, e empatou em 2×2. Agora o Gauchão se encaminha para as oitavas de final.
Ficando em 7º lugar na tabela de classificação geral do campeonato, o Cerro Largo Futsal pega o Atlântico de Erechim, que ficou em 10º lugar, na fase de oitavas de final. Obviamente, a classificação do Atlântico nesta posição se deu devido ao time ter atuado a maior parte da fase classificatória com a sua equipe Sub 20.
Um adversário indigesto, que certamente nenhum time gostaria de pegar nesta primeira eliminatória, porém, resta enfrentar mais este desafio! O primeiro jogo ocorre em Erechim e já tem data definida: será na quinta-feira, 17 de outubro, abrindo a fase eliminatória do Gauchão.
O jogo
Começando a partida contra o Lagoa com Black no gol, mais Rato, Ceará, Matheus Ceará e Rafinha, os donos da casa viram os visitantes criarem a primeira chance logo na saída de bola, com uma jogada pela direita e chute cruzado de Rodrigo Brazeiro, que passou perto do goleiro Black e do pivô Ronaldo, que estava no segundo pau para conferir. O Cerro respondeu com 1min30seg, em passe de Ceará para o seu xará de apelido, Matheus Ceará, que chutou do lado direito da entrada da área, para defesa do goleiro Yuri.
Com 5min34seg, o pivô Ronaldo subiu para cabecear bola lançada na área e disputou com Black e Giorgi Lucas. A bola ainda ficou viva e Ronaldo, no chão, conseguiu chutar em direção às redes, mas Black, também no chão, conseguiu tirar pra fora. Neste mesmo lance, infelizmente Giorgi teve que sair do jogo após acusar lesão e não teve condições de retornar.
Aos 6min05seg, Black evitou mais uma vez o gol do Lagoa ao defender o chute de Xande, que saiu na cara do goleiro ao receber bola infiltrada entre a defesa do Cerro. Com 7min23seg, Feitosa viu espaço e arriscou um bom chute de média distância, fazendo Yuri espalmar pra fora. Aos 8min, Isaac segurou na referência e abriu espaço para chutar rasteiro. A bola passou por Yuri e cruzou a poucos centímetros pra fora!
O Cerro já estava merecendo o gol pelas chances construídas. Aos 10min44seg, em uma boa jogada trabalhada, Jackson recebeu no pivô e girou rapidamente para finalizar, mas Yuri fez a defesa embaixo, com muito reflexo, talvez a grande defesa do primeiro tempo de jogo! Mas o Cerro já estava muito tem na partida e isso se confirmou aos 11min. Falta na entrada da área para o time da casa. Na cobrança, Thauan passou para Ceará, que chutou alto e tirou o zero do marcador!
Entre os últimos lances do primeiro tempo, Black salvou mais uma vez, com defesa em bola que o Lagoa chutou para a área do Cerro e Rodrigo Brazeiro desviou na trajetória. O Lagoa usou o último minuto com o goleiro Dener adiantado, mas o Cerro conseguiu levar a vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
O Cerro Largo começou a segunda etapa com uma chance de gol, mas logo as coisas ficaram ruins. Nos primeiros segundos de jogo, Isaac roubou a bola na saída do Lagoa e chutou, para defesa de Yuri. O Goleiro do Lagoa fez rápido lançamento e, em cruzamento de Bonaldi para o segundo pau, o pivô Ronaldo empatou o jogo, com apenas 30 segundos de bola rolando!
Com menos de 3min, em mais uma pressão na saída do Lagoa, o Cerro chegou bem com Feitosa, que interceptou o passe de Yuri e chutou, mas o goleiro adversário foi mais feliz e fez a defesa, fechando o ângulo. Aos 5min29seg, Jackson protegeu a bola na ala direita e ajeitou para Thauan chutar. Mais uma vez Yuri atuou para fazer a defesa.
Com 5min45seg, Jackson conseguiu escapar da marcação e deu um grande passe para Thauan, que mandou para dentro da área do Lagoa, onde Deivid chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para colocar pra dentro do gol, dando tempo para Yuri afastar com o pé. Com 9min10seg, Deivid puxou contra-ataque, Rato finalizou e a bola rebateu, sobrando para Deivid, que chutou de fora da área, mas Yuri, que havia se deslocado no chute de Rato, voltou a tempo para fazer uma grande defesa.
Depois de trabalhar muito para tentar o segundo gol, o Cerro acabou tendo pênalti marcado em seu desfavor, aos 9in39seg, quando Black teve que intervir para afastar uma bola mal recuada e acabou fazendo a falta dentro da área. Ronaldo partiu para a cobrança e converteu. Porém, os donos da casa buscaram logo o empate. Aos 10min49seg, em escanteio, passe para Rato, que, mesmo de longe, encheu o pé e chutou rasteiro. A bola passou por vários jogadores, inclusive o goleiro Yuri: 2×2!
Com o cronômetro acusando os minutos finais, o Cerro ainda teve algumas chances. Restando 6min, Yuri defendeu boa finalização de Matheus Ceará e Rafinha também quase marcou, ao cabecear bola que o goleiro Black chutou em direção a área do Lagoa. Sem muitos lances de perigo nos momentos finais, a partida se encerrou com o empate em 2×2.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker