Um ponto em um jogo de muitos detalhes. Foi assim que o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker se manteve invicto no Gauchão Série B. No sábado, 24 de junho, o Leão Missioneiro foi até Tapejara e, com um placar atípico no futsal, voltou pra casa com um ponto após empatar em 0x0 com os donos da casa.
O cenário da classificação na Chave B tem o Entre-ijuís como líder, com 12 pontos em seis jogos, seguido pelo Cerro, que tem 8 pontos em cinco jogos. A ASF de Serafina Corrêa está em 3º lugar, com 6 pontos em três jogos, seguida pelo União Parobé, com 6 pontos em 4 partidas. Completam a lista o Tapejara (5 pontos), Lokomotiv (4), Asserc (3), Verona (3) e Cruzeiro (1). Neste próximo sábado o Cerro Largo joga em casa, contra o Verona de Vera Cruz.
O jogo
O Cerro Largo foi para Tapejara com os desfalques do goleiro Pardal e do ala Enzo, ambos por lesão, além do novo contratado, o pivô André Maluko, que sentiu a panturrilha após pouco mais de uma semana de trabalhos e um clássico muito disputado na vitória contra o Entre-Ijuís. Apesar de não ter sido nada sério, o atleta foi poupado para se recuperar plenamente. O time que iniciou tinha Ronald no gol, mais Thauan, Deivid, Giorgi Lucas e Denilson.
Com bastante toque de bola, as equipes tentavam encaixar suas jogadas, até que o Tapejara conseguiu finalizar a gol com pouco mais de um minuto de jogo. Marcelinho dominou de costas para o marcador na entrada da área e conseguiu finalizar, para defesa do goleiro Ronald. A equipe da casa tomava a iniciativa, mas o Cerro estava bem encaixado, saindo para o ataque quando tinha a oportunidade.
Próximo da metade do primeiro tempo, o goleiro Taibi começou a se adiantar e chutar a gol, recurso bastante utilizado pelo Tapejara. Aos 7min16seg, com novo quarteto em quadra, o Cerro chegou com perigo. Em passe de Rafinha que cruzou a quadra, Rogério Paulista recebeu e ganhou do marcador, cruzando para a área, onde Rafinha, que acompanhou o lance, quase conseguiu concluir de cabeça.
Aos 8min23seg, grande chance dos visitantes. Ronald fez o lançamento e Rafinha escorou com o peito e tirou o marcador para chutar, mas Taibi chegou na hora e bloqueou o chute com o corpo. Aos 9min04seg, outra oportunidade na cara do gol: Matheus fez a jogada e a marcação chegou em cima, mas Peixoto, conseguiu roubar e ficou cara a cara com Taibi, só que o goleiro do Tapejara fechou bem novamente e fez a defesa!
Após levar muitos sustos, o time do Tapejara chegou bem aos 12min53seg. Primeiro foi Marcelinho que conseguiu avançar pela ala esquerda e deu o passe para a área. Ronald e Denilson, do Cerro, e Feijão, do Tapejara, trombaram dentro da área e isso acabou deslocando a trave. A bola ficou viva dentro da área e Miranda chutou para o gol, mas a arbitragem anulou o lance, pelo fato de a trave já estar deslocada.
Aos 13min08seg, Ceará deu o passe para Marcelinho no pivô e recebeu de volta, mandando uma bomba de média distância. Ronald fez grande defesa. Restando 2min para o final do primeiro tempo, Ronald fez outra defesa, no reflexo, em chute de média distância de Gui Santos, atleta do Cerro em 2022 e hoje camisa 10 do Tapejara. Na cobrança de escanteio, Gui mandou para a área de cabeça e João Pedro desviou com o pé. Mesmo assim, Ronald conseguiu efetuar a defesa, em cima do lance, fechando uma grande atuação no primeiro tempo!
Segundo tempo
O quarteto inicial do Cerro na segunda etapa teve apenas a alteração de Pierre no lugar de Denilson. A primeira finalização a gol foi do Tapejara. Em cobrança de lateral, Feijão recebeu, tirou da marcação e bateu forte, para nova defesa do goleiro Ronald. Fechando um minuto de jogo, o Cerro partiu para o ataque com Thauan, que aplicou uma caneta no adversário e Pierre, que estava mais à frente, chegou antes e bateu para o gol, mas Taibi fez boa defesa.
O Cerro Largo seguiu com boa postura e buscando aproveitar os melhores momentos para atacar. Talvez a melhor oportunidade de gol do Cerro na segunda etapa foi a que surgiu aos 13min17seg, quando Giorgi Lucas tocou de primeira para Rafinha, que estava de costas para o gol, mas conseguiu ajeitar e virar para o chute, porém, melhor ainda foi o posicionamento de Taibi, que defendeu com o peito a finalização.
O jogo foi ficando mais corrido nos minutos finais. Restando 5min45seg, o time de Tapejara reclamou de falta dentro da área, onde Marcelinho e Giorgi Lucas disputaram a bola, mas a arbitragem deu sequência ao jogo e, na continuidade, Giorgi tabelou com Thauan e finalizou. A bola ia no ângulo, mas Taibi fez nova defesa.
Restando 3min15seg, mais uma finalização de Taibi, dessa vez certeira para o gol, mas Ronald espalmou pra fora. Faltando 1min25seg, Peixoto sofreu dura falta de Willian, que chegou com os dois pés no jogador do Cerro. A arbitragem não marcou e isso gerou protestos do banco, ocasionando a expulsão de Pierre. Em uma noite que foi dos goleiros, os quartetos de linha ficaram sem balançar as redes. Final de partida em Tapejara com 0x0 no marcador.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker