Em uma noite onde, dentro de quadra, a bola rolou normalmente, mas fora o clima foi tenso, o Cerro Largo Futsal perdeu para a ACF em Caçapava do Sul por 7×4 no sábado, 17/09, pela primeira rodada do returno da segunda fase do Estadual de Futsal Série Bronze.
Com apenas um ponto em quatro jogos, há mais duas partidas até o fim dessa segunda fase para o time de Cerro Largo. ACBF de Cerro Branco tem 10 pontos, Parobé tem 7 e ACF tem 4. Na próxima rodada o Cerro Largo recebe a ACBF e termina a fase contra Parobé, fora de casa. O time missioneiro precisa dos seis pontos para chegar a 7 e ainda torcer pela derrota de Parobé nesta próxima rodada e derrota da ACF na rodada final.
O jogo
Após vários problemas na partida de ida em Salvador das Missões com jogadores expulsos devido a desentendimentos em quadra, os dois times procuraram fazer um jogo tranquilo, mas a torcida organizada local estava bastante inflamada. Ambos os times estavam bastante desfalcados e o primeiro gol do jogo saiu logo aos 2min43seg, marcado pelo habilidoso Dida, capitão da equipe da casa. A torcida não teve muito tempo para comemorar porque, 16seg depois, após cobrança de bola parada, Silas empatou.
Em um jogo bem disputado, o placar ficou inalterado até os 10min03seg, quando, na ofensiva da ACF, sobrou bola dentro da quadra e Sergio aproveitou para mandar para o gol. Novamente Cerro Largo soube responder bem e Dieguinho, pela esquerda, dominou e chutou para empatar em 2×2, com 12min58seg.
O gol da virada chegou restando 26seg para o fim do primeiro tempo, com chute de longe de Alexandre, sem chances para o goleiro Leonardo. Na saída para o intervalo, o clima que já era tenso por parte da torcida da casa, piorou, o atleta Alexandre foi agredido, os demais atingidos com cusparadas, inclusive parte dos atletas de Cerro Largo teve que permanecer em quadra até que se dispersassem os torcedores, que trancaram a entrada para o vestiário dos visitantes, o clima só foi controlado com a chegada da brigada militar. Resolvida a situação o segundo tempo iniciou.
Responsável por abrir a contagem de gols no início do jogo, Dida foi quem marcou o gol de empate em 3×3, aos 5min28se, após finalizar em jogada de pivô. Silas deixou os visitantes na frente mais uma vez, com gol aos 8min46seg.
Com o placar de 4×3 favorável, a equipe de Cerro Largo teve chances para matar o jogo, mas as finalizações não saíram conforme o planejado e o time de Caçapava cresceu com a força da torcida, ganhando impulso para empatar aos 11min19seg, com Diego. Cassiel fez o gol da nova virada, aos 13min44seg, Sergio fez mais um aos 15min17seg após rápida troca de passes e Dida fechou a conta aos 17min20seg, quando os visitantes jogavam com goleiro linha, decretando o placar final em 7×4 para a ACF.
Genaro Caetano/Rádio São Luiz