Num jogo com dois tempos completamente distintos, o Cerro Largo Futsal estreou com derrota de 5×2 na segunda fase do Estadual de Futsal Série Bronze 2016, no sábado (28). O Parobé Futsal foi mais efetivo, principalmente na primeira etapa, foi soberano na segunda e aproveitou a qualidade técnica de Rodrigo Linguiça (o melhor jogador em quadra) e Signori para se impor e sair de Salvador das Missões com os três pontos na bagagem.
A primeira metade do confronto teve duas equipes em situações opostas. Cerro Largo, pressionando, criando oportunidades e maior volume, mas com dificuldades para fazer gols. E Parobé marcando bem e sendo efetivo nas poucas situações criadas.
Silas, aos 3min30, de virada, quase marcou um golaço. A resposta do adversário foi dura. Aos 5min27, após erro na saída de bola, num contra-ataque mortal Parobé abriu o marcador, com gol contra de Secco, que tentou cortar um passe que tinha endereço certo: 1×0.
Aos 7min23 outro gol dos visitantes. Em novo contra-ataque a bola sobrou para Chico que, frente a frente com Lucas, teve calma para ampliar: 2×0. A resposta cerrolarguense foi rápida: 14 segundos depois, Silas pegou o rebote de Yuri e descontou: 2×1. Aos 11min20, nova conclusão de Silas, que Yuri defendeu.
Nos minutos finais Cerro Largo “martelou” em busca do empate. Em duas bolas com Yuri fora do gol, nossos guris não aproveitaram. Aos 16min, Yago acertou a trave. De tanto pressionar, os donos da casa foram recompensados. Restando 58 segundos para o intervalo, Secco cobrou lateral na cabeça de Silas, que igualou: 2×2.
A equipe do técnico Adão Vilanova voltou do vestiário com a marcação baixa, dando a bola pra Cerro Largo e jogando nos contra-ataques. Logo a 15 segundos, Lucas salvou após chute de Bruno. A 1min13, após confusão na área cerrolarguense, Parobé ficou novamente na frente do placar, com outro gol contra: 3×2. E aos 4min, em grande jogada individual de Signori, Parobé ampliou: 4×2.
O domínio do adversário era um fato. Tanto que a primeira conclusão de Cerro Largo foi apenas aos 10min20. E a torcida quieta. Aos 12min22, Linguiça fez linda jogada pela ala esquerda e marcou um golaço, por cobertura, na saída do goleiro: 2×5. A partir daí os visitantes claramente administraram o jogo, deixando o cronômetro correr.
Aos 15min10 Yago, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso. O técnico Redêncio Welter até tentou jogar com Secco de goleiro-linha, mas não surtiu resultado. Restando 22seg, Yuri ainda salvou o que seria o terceiro gol de Silas.
Agora é treinar e focar no segundo compromisso, no próximo sábado (3), na cidade de Cerro Branco diante da “genérica” ACBF (Associação Cerro Branco de Futsal), quando a equipe cerrolarguense buscará a reabilitação.
Genaro Caetano/Rádio São Luiz e Luiz Henrique Franqui/Folha da Produção